Embora muitas vezes nos sentimos fragilizados para a continuidade de nossas ações junto a nossa clientela das formações, vez por outra nos deparamos com algumas pérolas que nos dão ânimo e fortalecem nossos desafios. É por esta razão que como me disse a colega Maria Emília, "somos persistente, nada tira nossa vontade de trabalhar", que apesar das dificuldades temos a certeza da importância que nosso trabalho tem para nosso público.
Vejam o que descreve o professor Fernando sobre o uso das TIC e sua prática pedagógica com seus alunos.
Atividade 1.4 - Projeto Integrado de Aprendizagem
Temática: Utilização de recursos multimídia em sala de aula
Subtítulo: História e mundo digital para aprimoramento do conhecimento
Os equipamentos chegam às escolas, mas ainda há muitos desafios para
que a inclusão da tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem
alcance resultados positivos. Alguns alunos tem dominam o campo da
internet, mas para outros fins e não didáticos.
Mesmo que todos os alunos tenham computadores, se o professor não é capaz de fazer uma relação educativa consistente do seu trabalho e as ferramentas, nada funciona. O professor é o elemento mais importante, porque ele é quem dá o sentido pedagógico às coisas. Qualquer recurso tecnológico tem de ser dominado por ele primeiro.
Cabe a nós, educadores, nortear esses alunos para que possam nos ajudar nas aulas para que sejam mais fascinantes, principalmente na História, onde sempre temos que visualizar mapas, locais, regiões e personagens importantes.
Já estou colocando em prática uma ferramenta importante na tecnologia da informação, utilizando um aplicativo do dispositivo Android, que é também programa para computadores, tablet, notebooks e netbooks, chamado Evernote. No qual elaboro minhas aulas neste aplicativo e depois deixo disponível o link para download em meu perfil profissional do Facebook. No arquivo estará as informações que irei trabalhar em sala, ilustrando com fotos e mapas, futuramente vídeos, tornando uma aula mais dinâmica, onde eles visualizam locais e pessoas importantes da História mundial e do Brasil.
Para os alunos que não possuem celular, informo-lhes que podem utilizar nos seus computadores pessoais nas suas casas.
Por enquanto estou tendo um resultado positivo, pois eles estão gostando, querendo fazer anotações pertinentes ao assunto e perguntando quando será postada a nova aula.
Mesmo que todos os alunos tenham computadores, se o professor não é capaz de fazer uma relação educativa consistente do seu trabalho e as ferramentas, nada funciona. O professor é o elemento mais importante, porque ele é quem dá o sentido pedagógico às coisas. Qualquer recurso tecnológico tem de ser dominado por ele primeiro.
Cabe a nós, educadores, nortear esses alunos para que possam nos ajudar nas aulas para que sejam mais fascinantes, principalmente na História, onde sempre temos que visualizar mapas, locais, regiões e personagens importantes.
Já estou colocando em prática uma ferramenta importante na tecnologia da informação, utilizando um aplicativo do dispositivo Android, que é também programa para computadores, tablet, notebooks e netbooks, chamado Evernote. No qual elaboro minhas aulas neste aplicativo e depois deixo disponível o link para download em meu perfil profissional do Facebook. No arquivo estará as informações que irei trabalhar em sala, ilustrando com fotos e mapas, futuramente vídeos, tornando uma aula mais dinâmica, onde eles visualizam locais e pessoas importantes da História mundial e do Brasil.
Para os alunos que não possuem celular, informo-lhes que podem utilizar nos seus computadores pessoais nas suas casas.
Por enquanto estou tendo um resultado positivo, pois eles estão gostando, querendo fazer anotações pertinentes ao assunto e perguntando quando será postada a nova aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário